terça-feira, 16 de junho de 2009

ABRIGO: O SANTUÁRIO DO MELHOR AMIGO


A quantidade de cães e gatos abandonados em Salvador e arredores surpreende: segundo estimativas da prefeitura, de 40 a 200 mil animais estão atualmente largados na rua, por motivos variados e sob as mais diversas condições de saúde.
Esse número, aliás, poderia ser muito maior, não fosse pela iniciativa de Renilce Cavalcanti, casada com o famoso geólogo João Carlos Cavalcanti, mantém um abrigo em Salvador chamado "O Santuário do Melhor Amigo", que completou nesse ano de 2009, doze anos de dedicação aos animais abandonados, e conta hoje com milhares de bichos, sendo 1.200 cães e 230 gatos, que recebem diariamente tratamento veterinário, alimentação com rações balanceadas, muito carinho e atenção. Além disso, o local possui 28 funcionários, entre veterinários e ajudantes.
“Mantenho tudo com recursos próprios”, diz Renilce. Porém esse santuário não é igual aos outros abrigos, sua missão é a de encontrar um lar para eles e estimular a adoção.

"O lar destes animais é o Santuário", fala Renilce ao explicar que a passagem dos bichinhos por ali não é provisória. "Nossa preocupação é oferecer qualidade de vida a eles, que necessitam de cuidados e, sobretudo, de carinho”. Tanto que o abrigo não aceita doação de cães e gatos. Não só pelo fato de não ter a intenção de se tornar um depósito de animais e transgredir os princípios do projeto, mas também por não haver espaço físico suficiente para mantê-los.

42 comentários:

  1. gostaria de adotar uma cadelinha pequeno porte preta peluda docil ate uns 7 meses de idade.contato 82197056 ou 99161981 nao importa a raca çpode ser vira lata k seja fofa.obrigada.branca

    ResponderExcluir
  2. gostaria de conhecer pessoalmente este lindo lugar porque assim como voçes sou uma mutiplicadora nesta ação beijos.

    ResponderExcluir
  3. Por favor me ajudem a encontrar o meu melhor amigo!!!
    Um Poodle branco, macho, bem peludo, que responde por “PIMENTINHA”, desapareceu na terça-feira, dia 11/05/2010, por volta das 16:00, na Ladeira da Barra.
    Qualquer informação ligar no 9115.9320.
    Paga-se recompensa.

    ResponderExcluir
  4. Entre os vários animais abandonado que tento alimentar nas ruas de Salvador-bBa, existe um lindo cão que está sendo ameaçado de morte, por ser um animal muito brincalão. No último domingo escapou da morte por pouco, visto que o homem (monstro) já esteva preparado para a execução do mesmo, qaundo apareci para alimentá-los e emplorei para que não concluisse o seu plano.

    Se alguem poder ajudar a retirar esse aminal das ruas, por favor contate comigo pelo E-mail leuzarios@terra.com.br
    Antecipadamente agradecida

    Edileuza

    ResponderExcluir
  5. pessoal me ajudem.
    estou desesperada.
    tenho duas cadelas e se nao encontrar um lar para elas urgente terei que deixa-las na rua.
    terei que me mudar por causa do meu trabalho e nao posso leva-las.
    elas sao doceis e amigas.
    se vcs souberem um lugar onde possa deixa-las eu ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
  6. o meu e mail eh gellynha22@hotmail.com, sou de salvador-ba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Angelina, acho no mínimo um disparate você dar como solução para as suas amiguinhas o abandono nas ruas. Você abandonaria filhos seus, mesmo que temporariamente, caso não tivesse como levá-los com você. É por este raciocinio de "objetos descartáveis" que tantos animais são abandonados todos os dias no mundo todo. É o mesmo que "tenho um sofá muito grande e não posso colocá-lo na minha casa nova, algúem quer? Caso contrario terei que jogá-lo no lixo urgentemente"!!! Já ouviu falar na guarda responsável? É muito facil passar a sua responsabilidade para os outros.

      Excluir
  7. Olá pessoal,

    Faz quase 1 mês que estou pedindo ajuda para somente transportar um cão que foi atropelado e quebrou a pata dianteira em dois locais para o veterinario. Eu já encontrei um profissional em Abrantes por solicitação da Animal Viva. Só gostaria de uma ajuda para levá-lo até lá. Não é para adotá-lo o cão vive com dois moradores de ruas aqui no Marcado das Flores na Rua Carlos Gomes, em frente a Insinuante. Eu só queria uma ajuda com o transporte e ajudarei com a gasolina. Ajudem esse cão somente a levá-lo ao veterinário.

    Telma Costa 71 81255008 / 33212853
    tlivia@bol.com.br

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber o telefone do santuário do melhor amigo e aonde fica localizado

    ResponderExcluir
  9. No meu trabalho, apareceu um filhotinho de cão lindo, e todo preto, parece ter 1 mês de vida.
    Vão colocar ele pra rua, porfavor me ajudem, preciso urgente de um lar para ele.
    Quem se interessar, entre em contato no meu e-mail.
    marcelladourado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Vocês têm o contato do do Santuário do Melhor Amigo? É que estou cuidando de uma cadela de rua que está com cinomose em estágio avançado, na fase neurológica da doença. Estou fazendo o possível, mas tenho tido problemas com uma vizinha , que não a quer por perto. Não posso levá-la para casa, pois tenho dos cães e essa doença é altamente contagiosa. A medicação que ela está recebendo não é suficiente para reverter esse quadro, ainda tem o agravante de estar na rua.
    Soube que esse abrigo aceita animais doente e que fazem fisioterapia e acumputura, tratamento indicado para a cinomose.

    ResponderExcluir
  11. Renilce, como foi o natal? desejo que tenha sido com muita paz e muita saude.Um feliz ano novo!! que vc possa realizar todos os seus objetivos com muita paz.Muita paz p/ sua equipe.Mandei vários email p/vc e todos estão voltando.
    Como esta a Samanthinha?
    Já tem previsão quando vai ao ar a matéria no super Pop?
    Um beijão!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Estou muito aflita. Resgatei uma cadelinha pretinha do lixão e estou cuidando dela a 2 meses. Terei que retornar para o sul do País e não posso leva-la. Ela tem 4 meses, é alegre, inteligente e muito doce. Se alguem puder me ajudar adotando-a, o meu mail é: claudinhalike@gmail.com

    CLAUDIA

    ResponderExcluir
  13. Olá boa tarde,

    Estou com um casal de cachorros sem ter para onde ir, a cachorrinha está grávida e não quero separar o casal. Vocês poderiam adotá-los. É que estamos saindo de uma casa para apartamento e não tem espaço para eles.
    Meu email - lgmarcia@yahoo.com.br

    Desde já obrigada pela atenção.
    Márcia

    ResponderExcluir
  14. Olá, Bom Dia!
    Eu tenho 6 gatos aqui em casa e gostaria de com muito sacrifício doar os 4, porque irei morar em São Paulo, sou do interior de Alagoas, como faço para entrar em contato com o Santuário? Vocês adotariam esses animais?
    Meu email é: renilda.costa@hotmail.com
    Obrigada pela antenção.

    ResponderExcluir
  15. Por favor me ajudem, enviei um e-mail para D. Renilce (Santuário do Melhor Amigo), contando a história de uma cadela que eu estou cuidando, mas não tenho como ficar com ela, não é nem pelas despesas pois eu, uma colega de trabalho e emu esposo estamos conseguindo tudo o que ela precisa inclusive o tratamento para anemia que a cadela adquiriu provavelmente da picada do carrapato, mas este e-mail que enviei voltou, agora conto a solidariedade de alguém que queira Bella (este é o nome que eu dei a ela), não se preocupem eu só vou entregá-la devidamente curada da anemia, vermifugada e com todas as vacinas em dia.
    Meu contato: renata_lemospitty@hotmail.com ou no 3115-7448

    ResponderExcluir
  16. Deus esteja (está com certeza)eternamente abencoando á vocês pelo que fazem este é sem dúvida o mais bonito que pode haver entrarei em contato de novo por interesse de ambos.

    ResponderExcluir
  17. Venho através deste canal para quem se interessar e tiver um espaço físico grande estou doando um cachorro da raça mestiço de Pastor Alemão.Pois,apareceu na porta da minha residência e não posso ficar com ele por muito tempo.Não quero que fique na rua, eu o prendi na corrente porque os moradores estavam maltratando e judiando ele por demais.Eu já tenho 06 cães e 01 gato por esta razão não posso ficar.Por favor quem se interessar entre em contacto através do e-mail:vmgo43@hotmail.com ou pelo tels:713305-4601,2105-2942,87243910,92793733.

    ResponderExcluir
  18. Olá me chamo Fabiana,moro no RJ estou desesperada sem saber o que fazer e a quem recorrer,minha casa estava ocupada por um casal que apos colocar fogo na casa saiu e abandonou uma cadela que deve ter uns 10 anos, mesmo sem agua e telhado no imovel retornei para o mesmo para que não invadam. Entrei em contato com a prefeitura RJ pedi que removessem e abrigasse a cadela pois ela estava agressiva 3 dias depois ela teve 4 filhotes e comeu 1,depois disso ela esta com varias feridas grandes pelo corpo e tentei cuidar porem ela tentou me morder ,como estou gravida de 6 meses o medico pediu que eu não tentasse mais, por não saber a real saude da cadela, cheguei a chorar pois sei que ira ficar com bichos e não posso arriscar ser mordida novamente, a prefeitura apos 2 pedidos disse que meu problema estava resolvido,porem ninguem veio ate minha casa. A suipa eu liguei disse que não tinha vagas, a sozed disse que não tinha abrigo e que eu teria que conseguir alguem que adotasse, porem não consegui ninguem ate porque aqui é rua de comunidade (morro dos macacos, Vila isabel). Pelo amor que tenho a animais não posso botar ela simplesmente na rua,posso provar atraves de vizinhos que a cadela não é minha , e não estou em condiçoes de ajuda-lá mais ,tenho que carregar agua de balde para limpar e cuidar dela e minha saude esta dificil pois estou com cancer no Figado por isso faço pre-natal no Pedro Hernesto na area de risco. Enfim estou lutando por mim e por ela,por favor alguem me ajude, meu email:f.demoraesrodrigues@yahoo.com.br Obrigado pela atenção.Se alguem conhecer algum abrigo aqui no RJ me ajude.

    ResponderExcluir
  19. Gostaria muito de conhecer o espaço, sou uma apaixonada por animais. Meu e-mail é amandameneses@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Caros,

    Tinha dois cães machos quando encontrei um macho abandonado (o dono abriu a porta do carro aqui na rua numa noite de chuva, largou ele e foi embora). Houve grande resistência dos cachorrinhos em aceitá-lo, ciúmes perigosos. Contratrei um ótimo adestrador e hoje vivemos em harmonia. Por isto o indico, sei o desespero que dá viver na iminência de brigas e tragédias. Adestrador Anderson - 8715-0635 / 9285-1503

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  21. oi bom dia gosto muito de animais cães e gatos e gostaria de saber como é que faço com meus gatos por gostar tanto tenho 11 por a casa ser pequena não dar pra eles ficarem e também não quero colocar na rua será que tinha um lugar para botar eles e eu ajudaria nas despesas do abrigo sabe todos os gatos que eu via na rua pegava meus pais brigavam mas eu gosto muito moro em salvador

    ResponderExcluir
  22. Peguei uma cadela vira-lata machucada na rua. Ela deve ter uns 3 ou 4 meses, é bem esperta e amorosa. Já esta ótima e vacinada e vermifugada. Mas meus pais nao querem ela em casa e ainda tenho caes ferozes que podem mata-la. quem puder adotar, por favor, entre em contato. Karine 9183 0102

    ResponderExcluir
  23. Ola!
    Desculpe por este email nao ser para adotar ou ajudar a adocao e sim um pedido de ajuda para um grupo de gatinhos que esta em vias de serem colocados na rua ou coisa pior..
    Existe uma senhora que por amor pegou uma ninhada de gatinhos que esta va sendo mal tratados na rua e levou p sua casa e varios motivos inclusive AVC do marido e dividas ela esta sendo OBRIGADA a pedir socorro para todos os lados antes do pior acontecer...tenho enviado email para instituicoes pedindo ajuda para ela, se voceis puderem ajudar entre em contato comigo pelo email livia@melice.org
    Ela ama os gatinhos todos tem nome mais ela esta sendo realmente obrigada a fazer algo urgente e nao tenho espaco aqui para relatar quao dificil e a situacao dela..
    Muito obrigada pela atencao.
    Livia Costa

    ResponderExcluir
  24. Fico feliz que existam pessoas que cuidam desses verdadeiros amigos do homem

    ResponderExcluir
  25. A D. Renilce é mesmo uma pessoa maravilhosa para os animais, pois além de cuidar das centenas ou milhares de animais que possui, por vezes ainda dá assistência a animais resgatados por protetores independentes. Que o diga o meu Spike que foi salvo graças aos cuidados médicos que ela proporcionou. É lindo de ver, pois ela é uma pessoa que foi abençoada com posses e poderia simplesmente fazer como a maioria dos ricos e emergentes que só enxergam o próprio umbigo e não fazem nada pelo social.

    ResponderExcluir
  26. olà eu to muito triste pois tenho que viajaar,e nâo tenho como levar minha cadela e linda...amiga carinhosa.....por gentileza se alguem ficou enterssado ....entre em contato.....grata...........aline 96152950..ela e porte pequeno.. salvador..

    ResponderExcluir
  27. BOM DIA! EU COMO TODAS ESSAS PESSOAS, TEMOS UMA SITUAÇÃO EM COMUM, COM OS NOSSOS ANIMAIS. TENHO 41 ANOS, TRABALHO DIA E NOITE. TENHO UMA FILHA QUE MORA COMIGO E ACABOU DE DÁ A LUZ A UM BEBÊ QUE TEM APENAS 6 DIAS DE NASCIDA.A CASA É MUITO PEQUENA, E NÃO TENHO ESPAÇO EXTERNO PARA ACOMODAR 2 COCHORROS ADULTOS E 7 FILHOTES, DE 1 MÊS PESSO SOCORRO POIS ESTOU FALTANDO TRABALHO DIAS DE TRABALHO POR CONTA DE TER QUE IR EM CASA PARA ALIMENTALOS. POR FAVOR ME AJUDEM, MINHA NETA ESTÁ NA CASA DE PARENTE, POIS ELES ESTÃO TODOS ABRIGADOS DENTRO DE MINHA CASA. E NÃO TENHO CORAÇÃO DE COLOCALOS NA RUA. AJUDO NO QUE FOR PRECISO MAS PRECISO DE UM LUGAR PARA ELES URGENTE! OBRIGADA! MEU TEL:71 88551565, E-MAIL:cmn.2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Olá,

    Tem um filhotinho de gato abandonado e ferido aqui na minha rua. Não posso pegá-lo pq já tenho dois cães. Não sei e quem recorrer, já entrei em contato com várias pessoas, porém, não consigo ajuda. Não posso deixá-lo à própria sorte por isso preciso saber de algum abrigo que aceite receber esse gatinho. Me comprometo a dar banho e vermifugá-lo. Por favor me ajudem

    Abraços,

    ruth (ruth_ssa@hotmail.com ou 8816-9181)

    ResponderExcluir
  29. Ola gostaria de saber se esse santuario é o mesmo da Renilce Cavalcante,pois eu tenho uma tia que tem 50 gatos,e ela tem 65 anos e esta com o marido meu tio,doente e não tem mais condições de ficar com os gatos,gostaria de saber se aí no abrigo tem lugar p/eles ou pelo menos alguns deles,muito obrigado.meu email é catia_2010agata@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. por favor me responda o mais breve possivel.

    ResponderExcluir
  31. Alguém tem o numero ou endereco desse canil? Quero adotar um cao de porte grande!
    Manoellagalvao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Abandonaram 3 gatos (dois adultos e um filhote) no estacionamento da empresa TENDTUDO. Um está com uma pata esmagada, indicando que foi atropelado por carro.

    São mansos e indefesos.

    Esses animais dependem de adoção para sobreviver.



    ResponderExcluir
  33. Existe um gatinho manso (bege e marrom), tipo angorá, perdido no bairro de Nazaré, Este animal está miando desesperado, procurando os donos.

    Com o objetivo de encontrar os donos desse animalzinho, peço ajuda pra divulgar esse fato.

    Meu contato: leuzarios@terra.com.br

    ResponderExcluir
  34. Não estou conseguindo enviar email para o Santuario do melhor amigo no contato@santuariodomelhoramigo.com.br. Poderia me dar um outro meio de contato.Eu me solidariso com pessoas que estão disposta a ajudar o anjinhos abandonados.
    meu email:erosousa@gmail.com
    grata

    ResponderExcluir
  35. OLA, POR FAVOR PECO AJUDA PARA 25 GATOS QUE ESTÃO ABANDONADOS CONSIGO ALIMENTA-LOS TODOS OS DIAS QUANDO CHEGO DO TRABALHO, MAS ELES PRECISAM SER ADOTADOS,SEREM EXAMINADOS POR VETERINÁRIOS POIS ESTÃO BASTANTE MAGROS E ALGUNS DOENTES! POR FAVOR ME AJUDE A AJUDA-LOS COM URGÊNCIA!!!

    ResponderExcluir
  36. MEU TELEFONE PARA CONTATO 71 91595440 SEMPRE DEPOIS DAS 16:00HS

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Ola boa tarde eu encorei uma Cachorrinha perdida cuidei dela até os quatro mês mais agora não tenho onde criar pois me mudei pra um ap os vizinhos estão brigando comigo eu não posso solta na eu tenho que doar mais não encontrei ninguém o que fasso é uma femia de quatro mês.
    Tel.71981450140

    ResponderExcluir